A cozinha sacia a fome física e afetiva!!!

Minha mãe uma vez me disse que "a cozinha além de juntar a família sacia a fome física e afetiva".  Quando recebi  as fotos da afilhadinha de uma cliente na frente do fogão me lembrei imediatamente disso. Parei para pensar vi quanta sabedoria minha mãe me transmitiu, no jeito simples de ser,  com essa frase. 


A cozinha era o maior ambiente que tínhamos quando éramos criança, mesmo simples sempre foi cheia. Sempre foi repleta de gente, primeiro com os filhos, depois com os amigos dos filhos e amigos dos amigos dos filhos. Anos depois com os namorados, maridos e netos... até hoje, a  qualquer hora, sempre tem café na garrafa térmica e pão na mesa. O fogão era domínio exclusivo da minha mãe, mas aos poucos ela foi nos ensinando a fazer o café, o pão, o feijão, o arroz e o máximo da sofisticação da época... o empadão de camarão!!!! 

Lembro com carinho do forno a lenha,  que ficava na garagem, onde nas tardes de sábado saiam fornadas e mais fornadas de pão quentinho e cuca de banana cheia de farofa. Colocávamos a lenha e depois de queimar toda a madeira, tirávamos as brasas e colocávamos as formas e panelas (sim panelas) com a massa de pão transbordando. Aguardávamos ansiosos para comer. Enquanto esperávamos saciávamos nossa fome afetiva. Na cozinha recebíamos o carinho, a atenção e também as broncas. Lá lavávamos a alma e a roupa suja.

Cresci amando a cozinha. E até hoje amo!!! A cozinha é meu espaço favorito e sempre que posso adoro compartilha-lo... assim como minha mãe disse: para saciar a fome física e afetiva daqueles que amo.





Uma das coisas que mais gosto de fazer no nosso ateliê são os itens e lembranças para cozinha. Quando uma noivinha ou uma mamãe, vovó ou titia coruja  pede para desenvolver um projeto de um item para cozinha me derreto e corro para pesquisar novidades, combinações... porque é o ambiente da casa que mais adoro.

Meses atrás, uma noivinha nos pediu aventais personalizados para presentear as suas daminhas de honra que fizeram o maior sucesso e dezenas deles já foram pedidos, principalmente como lembrancinha de aniversário. 



E no boca-a-boca, uma amiga da minha irmã pediu que fizéssemos um para sua afilhada que morava em Brasília. Minha irmã me avisou que estava no facebook as fotos da menina com o avental. Pedi permissão para a mamãe da Luiza, a Ediane para mostrar para você... e confesso... me vi naquela menina!!! (só me falta os lindos olhos azuis!!!!)


Me vi descobrindo entre erros e acertos o quanto a cozinha é mágica. O quanto minha mãe foi sábia em dizer que na cozinha saciamos nossa fome física e afetiva. Assim como a mamãe da Luiza, que permite que sua filha linda descubra a magia e a transformação que cozinha proporciona. 


Ediane, não a conheço pessoalmente, mas agradeço do fundo do meu coração por partilhar esse momento lindo da sua filha. Fiquei feliz em ver sua Luiza com nosso avental, mas fiquei mais feliz ainda em saber, que na sua cozinha é permitido descobrir que o amor pode ser transmitido nas suas mais variadas formas... até mesmo como na forma de coração!!!

Concordam que a Luiza está abalando na cozinha???? 

E agora você me conta uma coisa, na sua cozinha também se sacia a fome física e afetiva????

Beijos no seu coração

Caca


14 comentários:

  1. Caca,
    A cozinha na minha casa é lugar de criança também... é claro, tomando os devidos cuidados.. mas é maravilhoso ver como a Luiza se encanta com o gosto, cheiro e a alquimia que só a cozinha tem! Ela ainda vai preparar muitos quitutinhos com o avental lindo que ganhou da madrinha Nilda junto com um mágico livro de receitas para crianças.
    Parábéns pelo lindo trabalho!
    Ediane

    ResponderExcluir
  2. Caca querida !!!

    Cada vez que vejo seus contos me encanto com tanto conto . Viajo no maior que não vejo quanto . que história mais fabulosa e que casamento perfeito com a filhinha da Ediane , que fotinhas mais doces. Me diz quem nunca sonhou este conto de fadas e que menina não quiz mecher na cozinha da mamis , puxa se pudesse-mos resgatar estes tempos , onde as pessoas se percebiam , se cuidavam e se amavam verdadeiramente . que tinham uma cozinha com uma mesa enoooorrrrme para sacear sua fome de pais e filhos , o mundo perdeu esta identidade, na sua evolução fala mais alto as amizades de redes sociasi que são as primeiras a saber que um filho sofreu um acidente , que primeiro dentinho da netinha mais nova nasceu e que a distância um filho chora por saber que seu pai teve um enfarto e não pode estar próximo para abraça-los . Enfim será que nesta cozinha tem vaga para mais de um trilhão de pessoas que dentro de casa se falam pelo computador ? Da tempo galera de rever nossos conceitos e a Ediane e a Caca deram uma aula , senão um saculejo que merece ser visto pelo mundo inteiro , Parabens meninas . bjs

    ResponderExcluir
  3. Que cozinheira mais linda e fashion com esse avental lindo!!
    Gosto de receber na cozinha, e sempre foi assim, pois em Minas, brincamos que a porta de entrada da casa é a da cozinha.rsrsr
    Beijos, Kátima.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Caca.
    Tudo bem?

    Ainnn, que história linda.. E que fofa a Luiza cozinhando. O avental combinou demais com ela. Belo trabalho. Espero que a Rafaela goste também de cozinhar. ehehheeheheheh

    Não tem quem não goste de uma cozinha. Digo ao esposinho que quando fizermos nossa casa, a cozinha tem que ser enorrrrrmmmeeeeee. heheheheeheh Os melhores papos acontecem lá, né? ehehehehehehe

    Um beijão.

    ResponderExcluir
  5. que post lindo querida....aqui a minha cozinha é estilo americano e o bom disso que todo mundo participa de tudo :)
    Ficou lindo o avental, parabens!
    E que bom que gostou do tutorial do chinelinho, super fácil, nao é?
    A lojinha esta bem, tenho encomendas a caminho do Brasil e umas locais também..estou super feliz...obrigada por perguntar :)
    beijinhos querida e bom final-de-semana, viu?
    *Ü*

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem??
    Bem, conheci seu blog fofo através de uma pesquisa hj pela manhã no google, vi uma postagem sua na qual suas fotos apareciam um quadrado preto, pois é, o mesmo esta acontecendo com o meu. Estou arrasada com isso, a verdade é que sabado qdo encontrei no google + além das fotos do blog nossas fotos de familia e tals...não achando util nossas fotos naquele espaço e sendo mais de 1000 no total sai excluindo tudo, o que resultou meu blog nao aparece nenhuma dos meus trabalhos, teria como vc tirar um tempo e me ajudar a resolver isso colega? meu blog é www.fazendoartecomaclau.blogspot.com

    Agradeço desde já.
    Cláudia Marcia

    ResponderExcluir
  7. Lindos! Tanto o avental quanto a mensagem! Beijos

    ResponderExcluir
  8. ai ai ai ... ainda to chorando de tanta emoção! e nas ondas das lágrimas de alegria que me reportaram a tão lindas lembranças que te agradeço por compartilhar a história! Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  9. Então, eu add todas as fotos retiradas e mesmo assim meu blog continua do jeito q viu!!! Estou tão triste com isso amiga, pois, lá além de expor meus trabalhos desde Janeiro deste ano compartilho diversos PAP para colegas interessadas. Será que tenho que vincular algo mais?? Não sei mais que rumo tomar se tiver alguma idéia desde já agradeço sua bondade.

    Estou lhe seguindo seu blog lindo, Amei!! Muito delicada e caprichosa. Adoroooooo, rs

    Beijo e tudo de bom que Deus conceda muita sabedoria, inteligencia e determição hj e Sempre!
    Cláudia Marcia

    ResponderExcluir
  10. Cacá, tenho várias fotos da minha filha fazendo arte na cozinha. Agora vou tentar colocá-la também no ateliê e fazer um lindo jogoa mericano pra completar nosso servicinho. Como faço pra mandar fotos pro su blog? http://paulaalmodovar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. eu aqui pentelhando novamente...muito boa a noticia que leva até 24hs para voltar ao normal, mas a imagem que vc se refere é o plano de fundo não é mesmo? Então, essa eu fiz a configuração novamente. As demais não consegui pois contratei o serviço de uma profissional e entregou-me prontinho!!! Mas não tenho conseguido contato com ela. De qq forma agradeço a sua atenção e a torcida que volte tudo normal breve! Estou a disposição se precisar de algo tb. Bjo

    ResponderExcluir
  12. Que lindo esse post. Essa cozinheira tá uma fofa de lenço na cabeça e tudo, e o avental então muito lindo!!

    ResponderExcluir
  13. Ai! Q lindooo!!!!

    Q menininha mais fofa, mais gracinha!!!
    Adorei o avental

    ResponderExcluir
  14. Lindo demais: o texto, a filosofia, o avental, a Luisa. Concordo com tudo. A mim só falta mais espaço na cozinha, pois na minha mesinha de dois lugares nao dá para comermos todos juntos. Vou divulgar este post, porque alimenta a alma.

    beijoooo

    ResponderExcluir

Como é bom ter a sua participação, seu carinho, seu comentário, crítica, sugestões. Um beijo no seu coração.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...