{Jantar com as amigas} em {Preto e Branco}

As amigas pessoais perguntaram porque ainda não mostrei os jantares que já organizei para elas desde que voltei a morar em Florianópolis. Expliquei que aos poucos, conforme a familiaridade com o mundo virtual ia crescendo eu e/ ou a Bia iríamos expondo nosso mundo pessoal.


Reunir amigas queridas, conversar a vontade, sem preocupações, sem máscaras, sem limites é uma das dádivas que a vida nos proporciona. Eu sou muito grata por ter amigas tão especiais na minha vida.Sempre que posso as reúno, para termos um momento somente nosso, livres da rotina e correria que nos cerca!


Em dezembro do ano passado, fiz um jantar para encerrar com carinho o ano de 2010 com minhas amigas íntimas. Nos reunimos na casa da Patrícia (a Patê como chamamos) e lá avaliamos nosso ano. A cor escolhida, fugindo do tradicional clima natalino, foi preto e branco.  


A mesa da casa da Patê é feita com madeira de demolição e ofereceu um contraste que agradou muito entre o rústico e contemporâneo. Quem disse que o rústico não pode ficar chique?


A primeira etapa do jantar foi escolher os itens que iriam decorar o ambiente. A louça escolhida foram pratos quadrados pretos da Oxford. Fiz os guardanapos coordenados com os prendedores de fuxico.


Os sousplat lindíssimo, feito de espelho foi um presente especial da minha amiga Katia, que não estaria presente e enviou-me direto de Brasília dez sousplat quadrados para decorar a mesa do nosso jantar. 


Cada convidada tinha seu lugar marcado feito com papel de scrapbook  Fiz pequenos retângulos, dobrei ao meio e colei o nome das convidadas. Os papéis foram comprados na Scrap Mundi do Floripa Shopping que sempre tem novidades quentinhas em  papéis.

Usei copinhos para colocar velas flutuantes, que estavam espalhados por vários cantos da casa. Os copinhos foram reciclados durante o ano. As taças para espumante foram um achado nas Lojas Americanas, compradas por R$ 2,00 cada uma. Seu delicado desenho combinavam perfeitamente com a proposta.


Para entrada - parecerá extenso o cardápio, mas já explico que foram feitas exatamente uma ou duas  unidades para cada convidada. Afinal mesmo sendo final do ano, as tentativas em manter a forma não poderiam ficar esquecidas! Além disso, nossos jantares costumam durar 6 horas, que passam voando.


Foram servidos damasco recheado com gorgonzola com reduzido de balsâmico, canapés de queijo gouda com cereja.


Fiz também para entrada mini-quiche de ricota com tomate seco e mufim de azeitonas pretas e ervas finas. Durante a semana preparei e deixei congelado. Na hora foi só colocar no forno e servir quentinhos. 

Lu, Dida, Cleusa, Larissa, Denise, eu Cacá.
Fiz uma salada com folhas verdes, pimentão amarelo, cenoura ralada, tomate cereja e morangos temperados com um molho de laranja, mel e mostarda. Os guarda-chuvas foram comprados no supermercado Angeloni na seção de decoração com itens orientais. Pintei-os de preto e branco.


O prato principal foi  ravióli de espinafre com recheio de gorgonzola e nozes com molho ao sugo, já que a Patê é vegetariana. Minha sogra como boa italiana, faz massas maravilhosas e montou os raviólis para mim.   Pedi que fosse no formato de meia lua já que seriam servidos nessa panelinha. Deixei o molho pronto e na hora foi só aquecer no forno e servir. Esqueci de fotografar o prato principal, por isso só tenho a foto das panelinhas, que ganhei de presente da minha sogra. Foram compradas na Havan.



A sobremesa foi panacotta de baunilha com calda de morangos assados em água de rosas. Ganhei da minha amiga Dilma que mora em Brasília (leia-se que não é a presidenta) uma garrafinha de água de rosas e estava louca para estrear. A receita eu tirei Daqui! Confira. Coloquei-as em potinhos descartáveis individuais para facilitar o transporte até a casa da Patê.


Preparei também mini-xícaras de chocolate blend recheado com mousse de maracujá.


Antes do jantar cada convidada deixou um recadinho de gratidão e boas vibrações para Patê na árvore dos desejos. Essa árvore foi inspiração retirada de um dos blogs que mais gosto o Casos e Coisas da Bonfa. Árvore dos desejos da Bonfa AQUI 



Pedi também que cada convidada escrevesse um desejo para 2011 e que o queimasse na noite do dia 31.  No final de 2002 vi isso numa loja exotérica de Brasília. Os clientes escreviam seus desejos para o próximo ano que seriam queimados na noite do dia 31. Era um costume pagão dos vikings. Na época fiz e deu tudo certo. Lembro que escrevi que queria defender meu mestrado com chave de ouro e ter um filho. O mestrado foi aprovado com louvor em abril e em junho de 2003 conheci minha filha que adotei em Brasília. Nessa noite do jantar eu escrevi nessa árvore dos desejos,  que gostaria de ter meu negócio próprio, que eu conseguisse definir o foco e  que eu encontrasse uma pessoa bacana para sociedade. Em junho eu e a Bia unimos nossos talentos e em agosto abrimos nosso Ateliê que cada dia prospera mais!!! As palavras são poderosas... tudo que pedimos para o universo, se for para nosso bem sempre virá! (mesmo quando achamos que não é!!!). 


Entreguei para cada convidada uma caixinha com bombons de frutas secas e de damasco.  As caixinhas foram compradas na loja TOQUE FINAL da querida Silvia Nicolau. Sempre que preciso de algumas novidades para confeitaria eu vou lá, porque sei que encontrarei. Além da loja a Silvia tem um maravilhoso centro culinário, que oferece ótimos cursos. A receita dos bombons eu tirei do site dela que você confere AQUI.


Antes de servir a sobremesa, fiz com minhas amigas o Ritual das Velas. A proposta das velas foi para simbolizar a transformação da nossa vontade em energia. Cada amiga acendeu uma vela representando um campo energético da nossa vida: Amor, Sexualidade, Família, Trabalho, Saúde, Amizade, Espiritualidade. 


Foi um dos momentos mais emocionantes da noite, onde cada uma desejou para outra palavras amorosas e de boas vibrações. Foi impossível segurar as lágrimas.











Posso afirmar para vocês: Foi uma noite INESQUECÍVEL. Repleta de carinho e amizade.

Lu, Dida, Cleusa, Patê, Denise e eu - Caca.

Os preparativos para o próximo jantar já começaram e em breve compartilharei com vocês! Mas antes disso: Que tal você se dar de presente um encontro fraternal com suas amigas mais próximas?

7 comentários:

  1. Cacá, que lindo jantar cheio de detalhes charmosos e caprichadíssimos! Amei as panelinhas pretas, a decoração, as comidinhas, as velas... TUDO!!!! Seu jantar estava perfeito e fiquei super feliz por ter sido mencionada! Que bom que gostou da árvore! Estou preparando um modelo especial para presentear os leitores na quarta-feira!!!! Um beijo enorme e que aconteçam muitas outras reuniões entre amigas como essa!

    Katia Bonfadini
    www.casosecoisasdabonfa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Cacá, que maravilhoso ter essa nossa noite divulgada em seu blog!
    Parabéns! Devo dizer que como anfitriã da noite fui uma ótima convidada, hahaha.
    Beijos
    Patê

    ResponderExcluir
  3. Oi, Cacá.
    Tudo bem?

    Ainnn, que jantar mais lindo! Tudo feito com tanto amor e carinho só poderia dar em coisas boas. Parabéns!!!! E desejo um jantar tão maravilhoso quanto este foi.

    Guria, estive pensando em fazer enfeites de natal com as estrelas. Mas, o tempo anda tão corrido e agora tivemos a confirmação da nossa mudança, então vou ter que correr um pouco.. Estou muito feliz, pois estarei voltando pra minha terrinha: Floripa.

    Um beijão pra ti.
    Até.

    ResponderExcluir
  4. Ai que coisa linda! Ainda to chorando só de imaginar os desejos na hora das velas... Amei tudo. Tudo muito requintado! Tudo a ver contigo, né? Adorei mesmo foi a saladinha coloridinha. E o que era aquela panelinha, meu Deus?... ai que fofa! Vejo um sucesso estrondoso pra vocês num futuro não muito distante, porque onde impera o bom gosto e as vibrações do bem, só pode resultar o sucesso!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Maravilhoso,chic de doer, apetitoso,elegante como sempre...
    É muito bom se reunir com pessoas queridas, amigas de várias datas...eu tbém de vez enquando faço das minhas...o próximo jantar a ser postado é o meu...rsss...que foi feito com ajuda da minha chiquérrima sócia, Cacá.
    Parabéns Cacá pelo bom gosto, pela praticidade, pela sua persistência e vontade de sempre reunir-se com suas amigas, não deixando esses bons momentos desaparecerem.
    Beijos
    Bia

    ResponderExcluir
  6. Oi Amiga querida! Saudades de vc. Foi mágico...e agradeço por fazer parte da sua vida... Te amo
    Parabens vc é uma ótima anfitriã junto com nossa amiga Patê...bjos a todas as meninas que compareceram a este grande e abençoado jantar.

    ResponderExcluir
  7. Nossa que lindo...estou arrepiada só em ler, imagine só estar nesse jantar!!!
    Que especial, adorei a decoração, o cardápio então minha nossa...que delícia, tudo muito especial!!!
    Parabéns meninas, excelentes vibrações pra vocês
    Beijos
    Márcia Felício
    www.scrapmundi.blogspot.com

    ResponderExcluir

Como é bom ter a sua participação, seu carinho, seu comentário, crítica, sugestões. Um beijo no seu coração.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...